segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diário ao contrário

Autora: Sonia Barros

Editora: Atual

Ano de edição: 1997

Personagens: Eduardo (protagonista) é um órfão de 13 anos que sempre sonhou em ser adotado, apesar de ter péssimas lembranças de sua antiga família. Mãe de Eduardo, não aparece o seu nome no livro, mas ela é quem adota o Eduardo e realiza seu sonho na história. Pai de Eduardo, o seu nome no livro, mas ele, junto a sua esposa, realiza o sonho de Eduardo. Juca é o único amigo que Eduardo tem em sua escola, e sempre que possível, os dois amigos se apoiam. Tia Elza, ela é quem ajudou o Eduardo nos tempos dele no orfanato, e até hoje ele é muito grato por isso. Betão e Cíntia, foram os melhores amigos de Eduardo no orfanato, sempre o apoiaram e brincaram com ele, mesmo depois de sua adoção. Luciana é a garota que Eduardo gosta que quase nunca notava que ele existia. Guga e Pedro (antagonistas) são dois garotos mais velhos que vivem implicando com Eduardo.

Onde ocorre: mo orfanato onde Eduardo ficava, em sua casa, na escola e numa balada.

Quando ocorre: na sua época favorita, a da adoção, em sua adolescência.

Resumo:

Essa história é contada pelo personagem principal (Eduardo) que faz isso através de um diário, só que contado a partir do dia que ele teve a idéia de fazê-lo até o dia mais feliz de sua vida, sendo assim um diário ao contrário. No meio desses dias é registrado a experiência na sua primeira vez na escola, com seu único amigo, Juca, as implicações, vindo de garotos da sétima série, Guga e Pedro, seus pensamentos sobre cada coisa, como seu amor, Luciana e sua nova família, na qual ele é muito grato. Na história nós não sabemos por que ele era tão grato a seus pais e a uma mulher que eu achava que era uma estranha, mas depois tudo é explicado com o ultimo dia do diário em que descobrimos que era um ex-órfão, e o que passou no orfanato.

O como a história pode manter o leitor interessado:

Pois, por ser um diário ao contrário, você não sabe como foi o melhor dia de sua vida, quem são tia Elza, Betão e Cíntia, e qual a importância desses personagens, por que ele é tão grato aos seus pais e também não sabemos que ele é um órfão, o que só é explicado no ultimo dia.
Livro lido por: Igor de A. Régis

8 comentários: