sábado, 16 de outubro de 2010

Fala sério, professor!

Ficha do livro:
Título do livro: Fala sério, professor!
Nome do autor: Thalita Rebouças
Editora: ROCCO
Ano de edição: 2006

1) Maria de Lourdes - Malu, como ela prefere - é a personagem principal. Ela é quem conta as histórias, ou seja, também é a narradora-personagem. Uma garota extrovertida, madura e de bem com a vida. Uma das personagens que mais aparece na história também é a mãe dela, Ângela Cristina, uma mulher também muito engraçada que vive fazendo Malu pagar um mico daqueles. Outra personagem que aparece com frequencia nas histórias é sua melhor amiga Alice, uma menina que está sempre com Malu, dá conselhos á ela e vive aprontando junto com a amiga. E, claro, alguns de seus professores, aqueles que ela teve algo para contar sobre cada um deles.
2) As histórias aconteceram no estado do Rio de Janeiro, a maior parte delas na escola onde Malu estudava.
3) As histórias ocorreram em várias fases da vida dela: quando estava no jardim de infância, na escola, na faculdade...
4) Resumo:
Maria de Lourdes narra várias histórias que teve com seus professores ao longo de sua vida. Professores da escola, do jardim de infancia, da faculdade, da aula de surf, da aula de teatro, da auto-escola, dos professores particulares... De professores esquisitos, malucos, feios, bonitos, engraçados, legais... Enfim. "Fala sério, professor!" são vários momentos da vida de Malu com seus professores. E o que se pode perceber é que todos eles a ajudaram a construir sua história, seja na escola ou em sua própria casa. Conta também com a participação de seus amigos hilários e sua mãe neurótica.
5) Acho que o que despertaria a atenção das pessoas é que este livro, além de dar conselhos e fazer refletir sobre certas coisas, é cheio de humor, diversão e aventura. E depois que lemos, aprendemos que precisamos sempre darvalor ao que temos. E, neste caso, esse livro me fez refletir que nossos professores fazem parte de nossas vidas e que eles nos ensinam muita coisa diante dela.

Maria Luiza Pires.

Um comentário: