sábado, 16 de outubro de 2010

Alice através do espelho

Juliana Neves
Ficha de leitura:
Título: Alice através do espelho
Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
Ano de edição: 2009
1. Personagens principais
Alice: protagonista da história. Era uma menina inglesa que adorava conversar consigo mesma e tinha uma imaginação muito fértil. Foi ela quem percorreu todo o mundo através do espelho até a última casa do jogo de xadrez.
Rainha Vermelha: antagonista da história. Questionava tudo que Alice fazia ou dizia e tinha sempre que retrucá-la. Porém, ajudou-a em algumas partes da história.
Kitty: gatinha de Alice. No final da história, torna-se importante para que Alice tivesse imaginado todo o seu sonho.
Rainha Branca: acompanhou Alice em algumas partes da história, ajudando-a a desvendar alguns enigmas. Era mais modesta que a Rainha Vermelha.
2. Onde: a história passasse, na maior parte, no mundo através do espelho, um mundo onde tudo era diferente e muitas coisas eram feitas "ao contrário" (por ser um mundo visto do espelho).
3. Quando: ocorreu quando Alice era uma adolescente e estava descansando com suas gatinhas de estimação. Porém, em seu sonho, ela tinha apenas 7 anos.
4. Resumo:
Alice era uma menina muito esperta e tinha uma imaginação incrivelmente viva. Por conta disso, acabou entrando (por um espelho) num mundo diferente do nosso, onde tudo era muito confuso e curioso. Mas quando Alice entrou nele, acabou entrando também num jogo de xadrez onde ela era um peão e teria que ultrapassar muitos "obstáculos" até que pudesse se tornar uma rainha e vencer o jogo. Esses "obstáculos" nada mais eram do que personagens, que a levariam até a próxima casa do "tabuleiro" a caminho de se tornar uma rainha.
5. Esta história é interessante de se ler pois traz reflexões que muitos poderiam nunca ter imaginado, e enquanto vai sendo lida, o leitor compreende a situação anterior da história; no início, ela pode parecer um tanto confusa, mas no final, é incrível como o autor a estruturou. Minha dica é ler tudo de uma vez só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário