terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Menino do Pijama Listrado - Julia Juchem

O Menino do Pijama Listrado

Ficha:

Autor: Boyne, John

Editora: Companhia das Letras

Ano de edição: 2007

1. Personagens principais:

Bruno (protagonista): Bruno é um garoto de nove anos, alemão e que vive em Berlim, junto com sua irmã, Gretel, sua mãe, seu pai e alguns serviçais.

Shmuel (protagonista): Shmuel é um garoto de nove anos também, polonês que perdeu quase toda a família no campo.

2. Onde ocorreu a história? Em Berlim, Alemanha e em um campo de concentração na Polônia. Imagino que seja em Auschwitz.

3. Quando ocorreu a história? No período da segunda Guerra Mundial.

4. Resumo: A história do livro se passa durante a segunda guerra mundial, o narrador é em terceira pessoa, mas nos convida para enxergar por um olhar mais ingênuo e infantil a enorme tragédia que aconteceu nessa época. A leitura é simples, envolvente e interessante. Bruno, um garoto de nove anos vivia feliz em Berlim, uma cidade agradável, onde tinha amigos, família e uma enorme casa de cinco andares. De um dia para o outro, Bruno descobre que terá que deixar tudo isso para trás e ir para outro país, pelo trabalho de seu pai. O novo lugar se chama Haja-Vista, é frio, isolado de tudo e a casa só tem três andares. Uma das atividades que Bruno mais gostava de fazer era explorar, em Berlim vivia explorando, já em sua nova casa, não havia tanto espaço. Os únicos vizinhos de Bruno, ele conseguia ver por sua janela, viviam em uma ‘fazenda’, usavam pijama o dia inteiro e entre eles, Bruno e vizinhos, existia uma alta cerca de arame. A vida de Bruno era monótona, não tinha nada para fazer, mas sabia que tinha o que descobrir, com isso, sai de casa para explorar e descobre algo que estava ali para ser descoberto, um garoto. Shmuel tinha a mesma idade que Bruno, do mesmo dia até. Os dois, a partir daquele dia, viram grandes amigos, e os dois juntos vão descobrindo coisas que não sabiam, claro, tudo em segredo. Depois de muitos dias de amizade, o pai de Shmuel some e Bruno se compromete em ajudar seu amigo a procurá-lo em uma exploração. Bruno se veste como um dos seus vizinhos e entra por um buraco da cerca. Lá dentro, ele vê o jeito que seu amigo vivia e compara com o que já conhecia, era tudo muito diferente, era muito feio, muito sujo, todos eram pessoas como ele e sua família, por que tanta diferença? Começou a chover, um tumulto se armou, entraram em um lugar fechado, os dois deram as mãos e desde esse dia, a família de Bruno nunca mais o viu. Nunca mais foi a mesma.

(N.A.: Imagino como foi o sentimento do pai ao saber que o filho morreu sabendo que era somente um dos possíveis 12 milhões de pais que sentiram aquela dor. E que muitos filhos desses, ele mesmo ajudou a matar)

5. O que pode interessar aos outros alunos? A história mostra uma perspectiva diferente de uma história que já conhecemos, a leitura é muito fácil e, para os preguiçosos, o livro não é muito longo. Achei muito interessante, acho que valeu a pena a leitura.

2 comentários: