sábado, 16 de outubro de 2010

Orgulho e Preconceito por Carol Gomez

Titulo: Orgulho e Preconceito

Nome da autora: Jane Austen

Editora: Martin Claret

Ano de Publicação: 2010

Personagens Principais:

Elizabeth Bennet(Lizzy) é a personagem principal e tem 20 anos. Gosta de avaliar a personalidade dos outros, e com isso descobre muito sobre as pessoas, mas muitas vezes se deixa levar pela primeira impressão. No começo ela não gostava nem um pouco do frio, egoista, e exibido Sr. Darcy, mas aos poucos vai descobrindo sua real personalidade e por ele se encanta.

Fitzwilliam Darcy(Darcy)- um homem rico de 28 anos, que vai ao povoado de Lizzy junto com um amigo. Não consegue acreditar que se apaixonou pela garota e no inicio não aceita isso. Mas com o tempo, ele começa a demostrar todo o seu amor.

Jane Bennet(Jane ou Srta. Bennet)- filha mais velha da família Bennet acaba por despertar o amor de Bingley, de Londres. Muito bonita e amável, é a irmã preferida de Elizabeth e uma grande amiga. Está apaixonada por Bingley, e sofre muito quando ele volta para a capital.

Charles Bingley(Sr. Bingley). Um homem rico e bonito, que resolve passar um tempo longe da correria de Londres junto com suas duas irmãs, seu cunhado e seu melhor amigo, Sr. Darcy. No primeiro baile se apaixona por Jane, causando grande revolta em sua família.

George Wickham é um antigo conhecido de Darcy, de infância, e um oficial que está alojado perto de Meryton. Superficialmente charmoso, faz amizade rapidamente com Elizabeth Bennet, e comenta vários fatos sobre Darcy, incentivando a impopularidade dele na sociedade local; posteriormente, os fatos verdadeiros são revelados, mostrando ser Darcy a ter razão nas questões entre os dois. É o mais próximo que temos de um antagonista.

Local onde ocorre a história: a maior parte é em Meryton(cidade ficticia) no condado de Hertfordshire, interior da Inglaterra, mas também acontece em Derbyshire, cidade de Darcy.

Quando ocorreu: em meados do século XIX.

Resumo: Mesmo sendo uma história encrita em 1797, ainda tem muitas coisas que podem ser usadas nos tempos de hoje.

Quando a propiedade vizinha a de Elizabeth é alugada por um homem rico vindo de Londres, a cidade de Meryton é agitada por um enorme alvoroço. Todas as mães querem apresentar suas filhas, a fim de que uma delas venha a despertar o interesse do forasteiro, e com a Sra. Bennet não foi diferente.

No primeiro baile depois da chegada do Sr. Bingley todos podem conhecer melhor cada um dos que vieram junto com eles. Tudo parece perfeito até verem que as irmãs e o amigo dele desprezam o lugar e são muito antipáticos.

A primeira impressão que causam a Elizabeth não são das melhores, e isso influencia muito em seus outros julgamentos.

Aos poucos, o Sr. Darcy vai desenvolvendo um amor por Elizabeth, mas o guarda para si até que não é mais possível escondê-lo. Ele a pede em casamento, convencido de que ela aceitaria, mas como Lizzy está muito magoada pore le ter afastado Bingley de Jane nega o pedido, jogando todas as acusações que tinham sido a ela convidenciadas por Wickham, que só queria que Darcy fosse prejudicado. Darcy, vendo que algo estava errado, escreve uma carta muito longa informando a Elizabeth tudo o que Wickham havia feito para ele e sua familia. Enquanto isso, sua irmã mais nova, Lydia foge com Wickham, e envergonha toda a familia. Quando volta para Maryton, começa a pensar sobre o carater real de Darcy, e vê o quão bom ele era.

Quando Bingley volta para Meryton e pede Jane em casamento, surge o boato de que Elizabeth também receberia um pedido de casamento da parte de Fiztwilliam Darcy e ao saber disso, Lady Catherine(tia por parte de mãe de Darcy e que queria que ele se casasse com sua filha) faz uma visita a Lizzy exigindo que ela recuse a proposta. Mas quem disse que a menina faz isso? Não ela aceita a proposta, e com o tempo Lady Catherine aceita.

A autora faz criticas em relação a sociedade da época. Como os jovens eram criados, e como as classes socias eram rigidamente seguidas. Jane Austen mostra que romper as barreiras do preconceito é possível, principalmente quando se está disposto a olhar o outro de uma maneira igual, sem superioridade ou orgulho excessivo.

Acho que é isso.

2 comentários:

  1. HM.....
    E depois dela aceitar o pedido? eles ficam felizes para sempre ou ocorre mais "aventuras", a Lady Catherine tenta impedir o casamento?
    =D
    (rafael)

    ResponderExcluir