segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Mistério das Runas

Luísa Wandscheer
Ficha:
*Título do livro: O mistério das Runas
* Nome do autor: Anna Ciddor
* Editora: ARXJOVEM
* Ano da edição: 2004
1. Personagens principais:
-Oddo (protagonista): Era um garoto que possuia poderes mágicos, mas não os conhecia.Tinha o desprezo do pai, por ser tão fraco e desengonçado. Mas na verdade, não era culpa dele. No mundo da magia, os feiticeiros tinham que seguir regras, e uma delas era não mexer com a natureza, isso incluia árvores, terra e até pedras. Se você ignorasse essa regras ia acabar sendo machucado pelos pequeninos (seres misticos). Durante a história, Oddo conhece Thora (sua vizinha), enfeitiça seu pai com uma Runa do amor (pedra mágica), e arrisca-se atravessando o mar, para vender seus produtos no mercado (no lugar de seu pai).
-Thora (protagonista): Era uma garota que não possuia poderes mágicos, apesar de ser de uma família de bruxos, o que a deixava muito triste, e envergonhada. Como não havia nada em que fosse boa (no quesito magia), ela fazia todos os deveres domésticos da sua familia, e passava o tempo invejando os seus vizinhos fazendeiros, por poder mexer na terra, e trabalhar nas hortas. Como ninguém sabia que ela não era mágica, a regra da natureza também servia para ela. Um dia conheceu Oddo, e decidiu ajudá-lo sobre o problema com seu pai, o que resultou na ida ao mercado, e no trabalho na fazenda que ela tanto sonhava.
2. Onde ocorreu a história? Na vila de Oddo e Thora, no mar, na floresta e no mercado.
3. Quando ocorreu a história? Na época dos Vikings (entre século VIII e XI).
4. Resumo: Thora e Oddo, quando nasceram foram trocados de família pela parteira, o que resultou em muitos problemas, já que a família de Thora era de feiticeiros, e ela não sabia fazer feitiços, e a família de Oddo odiava magia e ele era mágico. Em uma noite, os dois (já com 12 anos) se encontraram sem querer na floresta, e ambos contaram de suas vidas e problemas. Ciente da relação de Oddo com seu pai, Thora lhe deu uma Runa do amor, para ajudar a situação. Mas o tiro saiu pela culatra, e o pai de Oddo adormeceu, ficando de cama durante semanas. Então, Oddo e Thora, tiveram que trabalhar na fazenda todos os dias, e inclusive se arriscaram no mar aberto, para chegar ao mercado. Quando voltaram o pai de Oddo estava curado, e maravilhado dos esforços de Oddo, aceitou o filho como ele era, e concordou que a magia ajudava nos serviços. Já a família de Thora ficou deslumbrada com a horta que ela tinha feito escondida, e concordou que ela podia curar pessoas sem feitiços, e sim com remédios.
5. O que pode interessar aos outros alunos? Eu acho que o interessante desse livro, é que não é uma coisa do dia-á-dia, não é uma coisa real, mas mesmo assim, da de se identificar muito com ele. Por mais que seja uma aventura, tem um pequeno toque de mistério, e pelo menos eu, enquanto lia, queria saber mais e mais sobre a história. Indico a todos esse livro, porque eu sinceramente gostei muito.

Um comentário: