segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Morro dos Ventos Uivantes

Livro: Três Amores
Conto: O Morro dos ventos Uivantes
Autor (a): Emily Brontë
Para conseguir escolher o livro, eu e a minha parceira Juliana mudamos de opinião diversas vezes. Com o fato ocorrido com os livros da editora, trocamos o livro "Três Mistérios" pelo livro da biblioteca "A palavra é... Mistério". Porém os contos eram escritos de forma tão incoloquial e formal que tanto eu quanto a Juliana, não conseguimos terminar nem o primeiro conto.
Então, tivemos a ideia de tirar uma fotocópia do livro "Três Amores" da professora, que estava com a nossa colega Camila, e assim conseguimos ler o livro.
O primeiro conto, Romeu e Julieta de William Shakespeare, não consigo me lembrar onde li, talvez o motivo seja falta de interesse, já que muitas pessoas conhecem este conto, incluindo a mim.
Meu interesse ficou voltado para o segundo conto, O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, o conto mais extenso do livro. Com essa história eu fiquei muito interessada, e conseguia imaginar todas as cenas, A curiosidade era maior que o sono, e tendo começado as 9:00 da noite, só fui dormir depois de ter acabado, isto é , por volta da 1:30 da manhã.
O conto era narrado pelo Sr. Lockwood, que pede para a criada de sua hospedaria, Nelly, contar sobre a história de Heathcliff, um homem ranzinza, que morava em morro dos ventos uivantes.

Nelly era criança quando o pai de Catherine e Hindley Earnshaw adotou Heathcliff e o tratou como seu filho. Um menino sujo, magro, da idade de Catherine, mas odiado por todos menos pelo seu pai adotivo e por Cathy.
Depois da morte do pai, Hindley casou-se, teve um filho, Hareton, e tomou posse da residência. Para Heathcliff era um inferno, já que não podia entrar naquela casa e quase sempre era espancado. Por pena, Cathy passava todo o tempo com ele nos pântanos e acabaram se tornando grandes amigos.
Após a morte da mulher de Hindley, Catherine casou-se com o rico Edgar Linton, e Heathcliff desapareceu. Enquanto seu irmão, ficou desolado com a perda da mulher e passou a beber e a jogar.
Depois de um tempo Heathcliff voltou, e despertou o amor de Isabella, a irmã mais nova de Edgar e acabou se casando com ele, o que só trouxe mais desgraças. Heathcliff era bruto e desprezava Isabella, que acabou fugindo, deu a luz a um filho, Linton e depois faleceu.
Catherine, que não estava mais lucida, também faleceu após o nascimento de sua filha Catherine.
Desolado, Heathcliff passou a morar em morro dos ventos uivantes com Hareton e Linton, já que Hindley finalmente havia morrido.
Muito tempo se passou e a jovem Cathy se apaixonou pelo seu primo Linton, e casou-se com ele, um pouco antes da morte de seu pai, Edgar. Tempos depois, Linton também morreu e Nelly passou a trabalhar naquela residência.
Durante esse tempo, Hareton e Cathy passaram a ser mais gentis uns com os outros, e finalmente Heathcliff morreu, deixando finalmente a paz naquela casa.
Tem como não se interessar por um texto como esse? Pois eu me interessei e me diverti junto dos personagens.
Texto criado por Luísa Córdova Wandscheer

3 comentários: