sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Caçador de Pipas - Maria Eduarda Sirydakis

1)Título: O caçador de Pipas
2)Autor: Khaled Hosseini
3)Editora: Nova Fronteira
4)Ano de edição: 2003
5)Principais personagens: - Amir: um menino rico, "filhinho de papai", tem uma mansão, às vezes é meio esnobe, porém, a história gira em torno dele, é o protagonista, tem muito o que aprender com a vida e aprende! Esse menino fez muitas coisas ao longo da vida, desde coisas ruins, como mentir para seu melhor amigo, até coisas boas, como adotar uma criança necessitada.
- Hassan: o menino mais pobre na questão financeira, porém tem uma riqueza de espírito sensacional! Às vezes é humilhado por Amir, mas está sempre lá, o auxiliando. Morre um pouco cedo, numa guerra, mas tem um filho, e o pouco que fez, foi coisa boa!
-Pai de Amir (é sempre chamado de "baba"): um homem muito rico, que tem seus defeitos, mas é uma excelente pessoa, gastou seu dinheiro na construção de um orfanato para crianças carentes. Morre de câncer, porque fumava que nem um condenado.
- Assef: é o antagonista, um menino mimado da época de Amir e Hassan crianças, sempre os incomodava, ele machucou Hassan uma vez.
6)Onde ocorreu a história? A história se passou no Afeganistão, nas cidades de Cabul e Jalalabad. Também se passou nos Estados Unidos.
7) Quando ocorreu a história? Bom, é a história da vida do protagonista, por isso vem desde 1975 até 2001.
8) Resumo: A história fala de dois amigos: Hassan e Amir, um pobre e outro rico, os dois vivem na mesma casa (porque um é empregado do outro). Até que acontece um campeonato de empinar pipas, Amir vence e quando Hassan vai pegar a pipa para ele é surpreendido por uns meninos, apanha e sai machucado. Amir não o salva e depois disso Hassan e seu pai (Ali) vão embora. Passa-se um tempo e Amir e seu pai vão morar nos EUA (devido a guerra), lá Amir se casa e não pode ter filhos. Logo depois, seu pai morre de câncer. Amir recebe a notícia de que era irmão(por parte de pai) de Hassan e que Hassan morreu, mas teve um filho que estava num orfanato. Agora, a luta de Amir será para conseguir adotar esse menino, e no fim, ele consegue. Então, ele volta para os EUA, para morar com sua esposa e seu filho adotivo.
9) O que pode nesta história interessar outros alunos? O fato da amizade dos meninos, mesmo um sendo mais esnobe que o outro, eles eram muito amigos, um contava com o outro, é uma amizade inspiradora! Também pode interessar a questão da guerra, mostra uns trechos de como viviam nos extremos as pessoas na guerra do Afeganistão, uma hora o livro mostra que Amir e seu pai tiveram que viajar na carroceria de um caminhão, todo sem ar... Também mostra como temos que agradecer o local em que a gente vive, o Afeganistão foi todo destruído com a guerra, o Brasil, está aí, inteirinho, com uma fauna e flora magnífica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário